Como evitar roubo e furto de carros?

Prevenir é melhor do que remediar e, quando o assunto é a nossa segurança e a proteção da nossa família, todo esforço é válido. É fato que, infelizmente, o roubo e furto de carros são ocorrências cada vez mais frequentes em nosso dia a dia.

No entanto, a incorporação de alguns itens de proteção veicular, assim como algumas atitudes defensivas da nossa parte, podem inibir a ação dos bandidos e minimizar as chances de sofrermos a violência de ter o carro roubado.

Quer proteger o seu patrimônio? Não perca as dicas para evitar o roubo e furto de carros que separamos para você a seguir!

Escolha com cuidado o local onde estacionar

O ideal é deixar o carro sempre em local fechado e protegido. Porém, caso isso não seja possível, alguns cuidados devem ser tomados. Confira:

  • procure deixar o automóvel em um local movimentado e, de preferência, onde exista segurança por perto — como os porteiros ou as câmeras de vigilância;
  • não estacione em local ermo ou mal iluminado. Lembre-se de que alguns locais que parecem tranquilos durante o dia ficam desertos e escuros ao anoitecer.

Evite deixar as chaves com lavadores ou manobristas

Na maioria das vezes você não conhece as pessoas que exercem essas atividades. E, em poucos minutos, é possível fazer a cópia das chaves. Portanto, sempre que possível, evite deixá-las nas mãos de estranhos.

Outra atitude importante é dizer aos guardadores que você voltará logo. Assim, eles podem ficar com receio de serem pegos fazendo algo errado.

Não deixe objetos de valor no veículo

Qualquer objeto que possa ser visualizado chama a atenção e pode ser alvo de furto. Sendo assim, nunca deixe artigos à mostra. Até mesmo embalagens vazias de produtos mais valiosos podem atrair a atenção dos meliantes.

4. Fique atento ao entrar e sair do carro e da garagem

É comum a abordagem do motorista nesses momentos. Dito isso, é necessário muito cuidado nessas ocasiões. Conheça alguns desses cuidados:

  • cheque visualmente os arredores, tomando cuidado com elementos que possam servir de esconderijo — como árvores e postes;
  • não se aproxime do carro com as chaves à mostra: entre, ligue o automóvel e saia rapidamente;
  • ao chegar em casa, atente-se para a presença de pessoas ou eventos suspeitos e, caso desconfie de alguma coisa, dê uma volta no quarteirão e comunique o fato a alguém.

Eleja um bom sistema de segurança

Com os avanços tecnológicos, ficou mais prático e acessível incorporar dispositivos de segurança. Hoje em dia, é possível, por exemplo, implementar um moderno e eficiente sistema de alarme no veículo.

Outra ferramenta muito segura e competente para proteger o patrimônio — e, principalmente, a vida das pessoas — é o rastreador de veículos.

Esse sistema de localização e monitoramento de rota utiliza o GPS e pode ser acompanhado online. Qualquer evento anormal é imediatamente percebido por uma central de monitoramento, que envia um alerta às autoridades.

Com a localização exata do veículo, é mais fácil tomar atitudes para a recuperação do automóvel e, se necessário, para o socorro de eventuais vítimas será agilizado. Se o carro estiver com outra pessoa, como um familiar ou funcionário, você receberá uma notificação via tablet ou celular.

Viu como algumas providências e atitudes fazem a diferença para te proteger do susto e dos prejuízos ocasionados pelo roubo e furto de carros?

Incorpore as nossas dicas em sua vida o quanto antes e compartilhe-as em suas redes sociais. Assim, os seus amigos também saberão como adotar todos esses cuidados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This