Dicas de segurança

Segurança para mulheres: saiba como prevenir riscos no dia a dia

É fato que as mulheres estão a cada dia mais independentes. Cada conquista profissional ou pessoal é resultado de esforços diários e uma história de lutas por direitos iguais. Porém, com todos os perigos que nos assolam hoje em dia, a segurança das mulheres muitas vezes é colocada em risco.

Foi-se a época em que elas dependiam exclusivamente dos homens para defendê-las dos perigos. Hoje, elas ocupam um importante lugar na sociedade e no mercado de trabalho e são capazes de cuidar da sua própria segurança.

Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas especiais de segurança para mulheres:

1. Esteja sempre alerta ao andar na rua

Evite andar distraída por aí. Observe sempre as pessoas ao seu redor e, caso sinta que está sendo seguida, entre em um estabelecimento até a pessoa passar. De preferência, avise alguém sobre a situação.

Além disso, mexer no celular enquanto caminha, além de desviar a sua atenção, ainda deixa o seu aparelho à mostra. Segure a bolsa sempre bem próxima ao corpo e evite tirar a carteiro ou qualquer outro objeto quando estiver na rua.

2. Entre e saia de casa com segurança

Antes de sair, tranque bem a casa e, caso perceba alguma pessoa ou movimentação estranha, não saia sem antes se certificar do que se trata.

O mesmo vale para quando você estiver voltando: independentemente de estar a pé ou de carro, verifique se não há pessoas escondidas atrás de árvores ou veículos próximos à sua casa.

Qualquer suspeita, ou mesmo a sua intuição, deve ser motivo para dar mais uma volta ou até pedir ajuda. Além disso, quando estiver chegando, deixe a chave à mão, assim você não fica parada no portão, mexendo na bolsa.

3. Muito cuidado ao dirigir seu carro

Para sair ou chegar de carro, valem as mesmas regras de quando você está a pé: olhe ao seu redor e redobre os cuidados caso veja algo fora do comum. Vidros escuros aumentam a segurança, pois impedem que o bandido veja o que o espera dentro do carro.

Procure estacionar sempre em locais bem iluminados e movimentados e, assim que entrar no carro, dê a partida. Se o semáforo estiver vermelho, vá reduzindo a velocidade de longe. Se precisar parar, mantenha-se à direita ou na faixa do meio (ladrões normalmente abordam pelo lado esquerdo, que é o do motorista).

Caso você seja abordada, não reaja. Entregue o que for pedido e evite olhar fixamente para o ladrão. Assim que ele for embora, acione a polícia. Lembre-se de que a sua vida vale mais do que qualquer bem material.

4. Utilize o transporte público sem receios

Muitos são os casos de assalto ou mesmo violência sexual contra mulheres no transporte público. Ainda assim, você pode tomar algumas medidas para reduzir os riscos.

Ao escolher um lugar para se sentar, prefira o banco do corredor. Assim, você tem maior controle sobre quem se senta ao seu lado.

Se estiver no metrô e alguém estiver te olhando fixamente ou chegando muito próximo, mude de vagão. Lembre-se também de que seus pertences sempre devem ser segurados com firmeza e mantidos à sua frente, onde você consegue vê-los.

5. Garanta a sua segurança quando estiver em casa

Sua casa deve ser um reduto de paz e acolhimento. Caso você more sozinha, mantenha a porta sempre trancada e utilize grades nas janelas. Alarmes e câmeras externas também são uma boa pedida: você observa o que acontece lá fora e, em caso de emergência, consegue acionar a polícia antes que o perigo chegue até você.

Gostou das nossas dicas de segurança para mulheres? Compartilhe-as agora mesmo em suas redes sociais e ajude suas amigas!

Menu