Dicas de segurança

Segurança da sua casa: 5 dicas valiosas para quem vai viajar

Ao sair de viagem, você se preocupa com a segurança da casa? Já deixou de viajar com medo de invadirem seu domicílio? Infelizmente, os roubos de casa são comuns — principalmente quando chegam as férias. Em São Paulo e Curitiba, por exemplo, estima-se que uma casa é roubada ou furtada a cada hora!

Para te ajudar a manter sua casa fora dessas estatísticas, e para que você possa desfrutar tranquilamente dos dias de folga com a família, trazemos 5 dicas para segurança da sua casa. Confira!

1. Tranque e trave portas e janelas

A maioria das pessoas tranca somente os acessos principais quando viaja, que geralmente são o portão de entrada e a porta da sala ou outro cômodo que dê para a área externa.

Porém, trancar os cômodos internos é uma ação que limita o acesso de um potencial invasor. Assim sendo, tranque também as portas dos quartos ou sala de jantar para proteger os pertences que ficam dentro deles.

Nas janelas, use travas ou cadeados — mas evite deixá-los à mostra, seja em portas ou janelas, pois isso é um sinal de que a casa está vazia.

2. Seja discreto nos preparativos da viagem

Viajar é empolgante, mas contar a todos sobre o seu passeio pode contribuir para a insegurança da casa. Pessoas mal-intencionadas podem te ouvir e premeditar invadir seu domicílio.

Com isso, não comente perto de desconhecidos sobre seus planos de passar uns dias fora. Seja moderado nas redes sociais também, para que não fique evidente que sua casa estará sozinha enquanto toda a família se diverte.

Outra ação simples, mas que faz diferença, é arrumar as malas com o carro dentro da garagem. Coloque todos os objetos antes de sair com o veículo na rua — assim, ninguém se dará conta de que sua família está de viagem, vai parecer que vocês estão saindo como em qualquer outro dia.

3. Invista em equipamentos de segurança da casa

Ter equipamentos de segurança é a melhor dica quando se trata de segurança da casa, principalmente porque, com eles, a proteção é contínua, e não apenas em tempos de viagem. 

O alarme é item essencial e funciona por meio de sensores de movimento e presença. Ao ativá-lo, qualquer pessoa estranha que circule nos arredores ou dentro da casa será percebida, e a central responsável pelo seu sistema agirá imediatamente, inclusive acionando a polícia. 

Quem quer investir em algo mais completo pode optar por câmeras de segurança do tipo CFTV (circuito fechado de televisão), que permitem monitoramento em tempo real — via smartphone, por exemplo — das filmagens feitas na casa.

Tanto câmeras quanto alarmes residenciais são ótimos para afugentar ladrões: ao verem que a casa tem esses equipamentos, eles desistem do roubo, pois já sabem que serão pegos.

4. Avise alguém de confiança 

Um vizinho, amigo ou familiar deve ser avisado sobre a viagem, pois, sendo alguém de confiança, poderá te ajudar com o monitoramento do local enquanto você estiver fora.

Deixe com essa pessoa uma cópia das chaves e peça que ela vá à casa ao menos duas vezes na semana para verificar se tudo está bem, acender as luzes, recolher jornais ou papéis na entrada, ou seja, mostrar que a casa não está vazia.

Também é importante que essa pessoa tenha seu número de celular para te contactar facilmente caso aconteça alguma invasão, roubo ou qualquer problema.

5. Não deixe objetos de valor na casa

Objetos como joias e dinheiro em espécie são os que mais atraem os ladrões de casa. Portanto, prefira usar um banco ou empresas de segurança que ofereçam cofres na hora de armazenar pertences desse tipo. 

Além disso, ao sair ou chegar em casa, evite portar tais objetos, pois, caso alguém esteja de olho no seu bairro para identificar pessoas que possuam itens de valor, você e sua casa não vão ser um alvo para roubo ou furto.

Ao seguir essas dicas, você poderá dizer adeus à preocupação com a segurança da casa. Quer ver mais conteúdos sobre o tema? Então siga-nos no Facebook!

Menu