Dicas de segurança

Portaria Remota DIVS

A portaria remota é uma tecnologia que promove maior segurança condominial, além de contribuir com a redução de custos. Consiste em um sistema de operação à distância de uma portaria, na qual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semanas (incluindo feriados). É muito parecido com a lógica de um porteiro presencial, a grande diferença é com relação a segurança do funcionário, pois ele sai de uma posição de vulnerabilidade e passa a exercer a mesma função em um local mais seguro como, a central de monitoramento.

Um dos benefícios proporcionados é o aumento da segurança. Esse aumento acontece devido ao gerenciamento remoto da portaria, uma vez que se passa a ter um maior controle de acesso ao condomínio. Esse controle é feito através do incorporeamente da portaria física a uma central de monitoramento, onde profissionais especializados acompanham e fiscalizam o fluxo de entrada e saída de visitantes e prestadores de serviços no local e também se responsabilizam pelo armazenamento das gravações pelas câmeras de vídeo e ligações realizadas pelos interfones instalados.

Já os moradores passam a ter maior autonomia e facilidade de entrada e saída no prédio, na medida em que são cadastrados com fotos, identificação biométrica e também recebem um controle remoto anticlonagem para acesso com veículo. Não existe mais, para eles, a necessidade da espera por terceiros para abertura de portas ou portões. Em situações emergenciais, os moradores podem acionar o botão de pânico, isso sinalizará o problema para a Central de Monitoramento, se necessário chamará a polícia.


Acaba que manter a presença física de alguém na portaria pesa, principalmente, por conta do pagamento desses funcionários, benefícios trabalhistas, 13° salário, férias e encargos sociais com empregos. Quem arca com essas despesas são os moradores, ou seja, o que parece um benefício e conforto representa um custo. Outro benefício da portaria remota é a redução dos custos por ser totalmente automatizada. Isso faz com que o condomínio reduza aproximadamente 50% das despesas com mão de obra para manter a segurança, elimina folha de pagamento, evita faltas ao trabalho, substituições por doença e ações trabalhistas por desvio de função.


O porteiro se abstém da função de cuidar da portaria para se tornar um zelador do condomínio, pois passa a ter mais tempo para recolher entregas, cuidar de jardins, ajudar os moradores com pequenos concertos e/ou ajudar a carregar as compras.

Apesar de parecer algo futurista e diferente para muitos moradores, a portaria remota é uma solução intermediaria entre não ter uma portaria tradicional, mas ainda contar com um ser humano controlando a entrada e saída do condomínio. A escolha da empresa correta é fundamental para garantir a operação eficiente da portaria remota, pois ela se encarregará de toda a segurança do seu condomínio.

Antes de aderir a solução, é necessário, a realização de uma assembleia entre os moradores e procurar se informar mais sobre o serviço ofertado.

Menu