Dicas de segurança

Funcionários de confiança: como escolher quem vai trabalhar a sua casa?

Sabemos o quanto a segurança da sua família é importante para você. No entanto, quando essa preocupação se torna excessiva, ela pode prejudicar o seu desempenho no trabalho e em outras atividades da sua rotina.

Para você ficar mais tranquilo, listamos algumas dicas para te ajudar a escolher funcionários de confiança para a sua casa. Se você pretende contratar um cuidador de idosos, babá, empregada doméstica ou um jardineiro, continue a leitura e saiba como acertar em sua escolha!

Estabeleça um perfil para a vaga

Antes de escolher um funcionário de confiança para a sua residência, defina como será a rotina de trabalho do novo contratado. Dessa forma, será mais fácil decidir quem ficará responsável por recebê-lo e delegar tarefas.

O ideal é priorizar somente uma pessoa para essa missão. Dessa forma, você evita ruídos de comunicação entre as partes envolvidas.

Crie uma descrição para o cargo

Para que o processo de contratação seja eficiente, é necessário fazer uma descrição completa da vaga, pois você encontrará um profissional de acordo com o perfil que necessita.

Essa etapa é semelhante a compra de um imóvel. Quando anunciamos a venda na internet ou em outro veículo de comunicação, destacamos as principais características da casa como a quantidade de cômodos, disponibilidade de vaga na garagem, quantidade de andares, etc.

Use esse exemplo como inspiração para que você não se esqueça de nenhum detalhe ao descrever a vaga de emprego. Geralmente, são destacadas as seguintes informações: tipo da vaga, salário, funções, local de trabalho e horário do expediente.

Divulgue a vaga

Agora, escolha em qual meio de comunicação você divulgará a sua vaga. Atualmente, há diversas opções: jornais, grupos de vagas de emprego no Facebook, Whatsapp, blogs, sites de empregos, entre outros.

Filtre currículos

É impressionante a forma como uma informação circula nos dias atuais. Em pouco tempo, provavelmente, você receberá dezenas de currículos. Para não entrar em desespero, selecione apenas os candidatos que possuem as qualidades que você busca.

Peça referências

Tenha cautela e jamais finalize o processo de contratação no primeiro contato. Afinal, os outros candidatos estão esperando o seu contato.

Peça referências de antigos chefes para verificar o desempenho do trabalhador em outras casas. No caso de jardineiros, por exemplo, solicite os números de telefones e o endereço da última moradia que prestou serviço.

Ao conversar com ex-patrão do candidato, pergunte-o como é a sua pontualidade, a eficiência do trabalho, a forma como ele trata outras pessoas da residência e os cuidados com os materiais.

Depois disso, reflita sobre os dados que você recebeu. Gostou do candidato? Chame-o para uma conversa e conheça melhor o seu perfil.

Conduza uma entrevista

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de conduzir uma entrevista. Nessa etapa, acertar nas perguntas é a melhor forma para encontrar um funcionário de confiança. Veja abaixo o que você pode perguntar para os seus candidatos:

  • Por que você deve ser contratado?
  • Pode falar um pouco mais sobre você e sobre a sua experiência?
  • O que você mudaria em seu último emprego?
  • Como você reage quando não concorda com uma ordem do seu chefe?
  • O que você faz durante o seu tempo livre?

Lembre-se ainda de deixar o candidato à vontade para responder as perguntas. Assim, você terá informações mais seguras sobre o seu estilo de vida.

Agora que você já sabe como escolher funcionários de confiança, que tal continuar acompanhando outras informações exclusivas para manter sua casa sempre segura? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Menu