Dicas de segurança

Dia da Internet Segura: 5 dicas de segurança para navegar com tranquilidade na Internet

O Dia da Internet Segura (também conhecido como Safer Internet Day) foi criado pela Rede Insafe na Europa e reúne mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da rede. É uma iniciativa anual com objetivo de envolver, unir e promover atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs (Tecnologias da informação e comunicação). (fonte:safernet)

No Brasil, a campanha é divulgada pela Safernet Brasil, consolidada como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e será celebrado mundialmente na terça-feira, dia 11 de fevereiro.

A Internet faz parte do nosso cotidiano e ao utiliza-la estamos sujeitos a muitos riscos como fraudes, roubo, vazamento de dados e informações, ataques a perfis nas redes sociais, disseminação de vírus entre outros crimes. Diante disso é importante usufruir com segurança e ter muita atenção aos sites acessados, amizades feitas online, os itens baixados e diversos outros perigos e crimes.

Tudo o que acontece na rede é fruto do que fazemos com ela e cada um de nós pode contribuir fazendo um uso responsável e consciente. Pensando no seu bem estar e segurança, separamos algumas dicas para você navegar, enquanto trabalha ou se diverte, com tranquilidade na Internet.

1. Crie senhas realmente seguras

Muitos sites pedem cadastro para que possamos acessa-los, o ideal nesse caso é criar senhas fortes para que outras pessoas não consigam acessar o seu perfil. Use combinações com números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres. Não padronize suas senhas e não use informações pessoais. É recomendado mudar a senha periodicamente, de 6 em 6 meses, e guarda-las em um local seguro.

2. Evite divulgar informações pessoais

A divulgação de informações pessoais pode comprometer seu bem estar e segurança. Mesmo que você restrinja o acesso, não há como controlar o repasse dessas informações por terceiros. Além disto, os sites costumam ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio. O melhor é evitar cadastrar dados como endereço, telefone e número de documentos nas redes sociais ou em qualquer local em que desconhecidos podem acessar suas informações.

3. Cuidado ao acessar computadores públicos e redes wi-fi públicas

Não acesse contas bancárias, e-mails, redes sociais e outros sites que possuem dados pessoais em computadores públicos ou redes de wi-fi públicas. Pode ocorrer tentativa de acesso a suas informações, como senhas por exemplo, sem que você perceba. O mais indicado é que se for ver algo pessoal, utilize sua rede 3G/4G ou então redes de internet seguras.

4. Fique atento a e-mails falsos

Diversos problemas como vírus, roubo de dados e perda da segurança na internet, podem vir a acontecer através de falsos e-mails. Muitos aparentam ser reais, apresentando comunicados sobre serviços, mensagens ofertando promoções e prêmios, falando sobre empréstimos bancários, entre muitos outros assuntos. Não clique de imediato, confira antes o remetente do e-mail e o site para onde ele está te levando, pois muitos podem conter vírus e/ou também levarem o usuário a uma página falsa, onde será solicitado senhas ou dados de pagamento. É dessa forma que pessoas mal-intencionadas roubam os dados dos usuários na Internet.

5. Utilize verificação em duas etapas

E-mails, aplicativos de mensagens, redes sociais e alguns sites dispõem de verificação em duas etapas. É muito importante possuir esse mecanismo de segurança ativo pois ele impede o acesso não autorizado a contas mesmo quando a senha é comprometida. Deixe essa opção habilitada sempre que estiver disponível, pois isso trará mais sensação de segurança para você.

E então, gostou das nossas dicas de segurança na Internet? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Menu