Dicas de segurança

Confira quais são os acidentes domésticos mais comuns e saiba como evitá-los

Quando as pessoas que amamos estão em casa, nos sentimos mais tranquilos por acreditar que lá eles estarão menos expostos a perigos. Mas você sabia que os acidentes domésticos compõem uma porcentagem expressiva nos atendimentos hospitalares?

No Brasil, essa é a segunda maior causa de morte de crianças, perdendo apenas para acidentes de trânsito. Isso demonstra que a segurança em casa é crucial, e é preciso tomar os devidos cuidados para garantir a segurança da sua família.

Veja a seguir quais são os acidentes domésticos mais comuns e como preveni-los:

Os 7 acidentes domésticos mais comuns

Quedas

São muito comuns com crianças e idosos: os mais novos ainda não desenvolveram a coordenação motora e o equilíbrio, enquanto os mais velhos começam a perder essas capacidades.

As quedas são causadas por objetos deslizantes, pisos lisos ou chão escorregadio. Assim, evite itens pelo chão, mantenha-o sempre limpo e escolha bem o piso. Mesmo em um tombo simples as consequências podem ser pior do que imaginamos.

Em escadas ou sacadas o cuidado deve ser ainda maior, pois a queda é alta e gera acidentes graves. O ideal é colocar telas protetoras em janelas e sacadas, além de corrimão, portãozinho e degraus largos nas escadas.

Intoxicações

As mais frequentes são por consumo de alimento estragado ou por ingestão de produto tóxico. Assim, preste atenção à qualidade dos alimentos, desconfiando de aparência ou cheiro estranho, mesmo que ainda estejam dentro do prazo de validade.

Quanto aos produtos de higiene, limpeza ou remédios, é essencial mantê-los identificados, assim as pessoas não os confundem. Crianças e idosos nem sempre distinguem os produtos tóxicos, por isso mantenha-os fora de seu alcance.

Asfixia

Pode ser causada por objetos que bloqueiem a respiração ou alimentos “entalados”. Para evitar essas situações, não manipule peças pequenas com a boca ou próximo ao nariz ou ouvido. Quando se trata de crianças, brinquedos pequenos podem ser grandes inimigos.

Para não asfixiar-se ao dormir, é recomendável deixar o rosto descoberto e evitar muitas almofadas e panos. Para não engasgar, corte os alimentos em tamanhos adequados e tenha cuidado com os que possam grudar na garanta (como espinhas de peixe ou queijo derretido).

Queimaduras

Acontecem quando manipulamos panelas, em banhos quentes ou em incêndios. Assim sendo, é recomendável usá-las nas bocas traseiras do fogão, com os cabos virados para dentro, evitando que o conteúdo quente caia nas pessoas. Use luvas para mexer com tudo o que tiver temperatura alta.

Na hora do banho, teste a temperatura da água para não queimar a pele. Evite incêndios em casa certificando-se de que não há vazamento de gás e nem fios que possam causar curtos-circuitos.

Afogamentos

Qualquer pessoa pode se afogar em banheiras e piscinas, mas sabia que até um balde pode ser perigoso? Bebês, ou pessoas inconscientes, que caiam com a face em um recipiente com pouco líquido podem se afogar, pois não conseguem levantar e tirar a cabeça da água.

Para evitar afogamentos, cerque a área de piscina, especialmente se você tiver crianças em casa ou pessoas que não sabem nadar. Na banheira, um adulto deve sempre acompanhar idosos e crianças, pois podem escorregar e ficar com a cabeça sob a água.

Cortes

Ocorrem muito na cozinha, onde usamos facas e outros objetos cortantes. Outras atividades caseiras também podem causar cortes, como reparos, ou lições de casa com tesoura.

Para se prevenir, use, sempre que possível, objetos que não sejam pontiagudos. Se for imprescindível usar um objeto afiado, proteja-se com luvas.

Cortes também acontecem se esbarramos em móveis com quinas ou se manipulamos vidro ou louça partidos. Assim, dê preferência a móveis arredondados e não mexa com pratos ou copos com as mãos molhadas ou engorduradas. 

Mordidas ou picadas

Um animal de estimação é uma alegria para a família, mas ele pode ocasionar acidentes domésticos. Os cães podem nos machucar com mordidas, mesmo que por brincadeira. Dar objetos para que gastem os dentes é uma forma de prevenção.

Animais indesejados, como escorpiões ou pernilongos, às vezes entram em casa. Como alguns são venenosos ou causam alergias, podemos evitar que se aproximem usando telas em portas e janelas e aplicando veneno na casa.

Viu só como os acidentes domésticos mais comuns podem ser facilmente evitados? Agora, aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a se prevenirem!

Menu