Dicas de segurança

Confira 5 dicas de segurança para quem mora em apartamento

Se você reside em um prédio, deve ficar atento a algumas medidas que melhoram a segurança para quem mora em apartamento. Mesmo nos edifícios que contam com itens de segurança como guaritas, a proteção dos moradores sempre pode ser maximizada.

Algumas ações dos condôminos podem evitar a entrada de estranhos e uma eventual invasão de um imóvel. Para isso, é muito importante a união e a boa comunicação entre vizinhos.

Quer ficar mais tranquilo e relaxado para curtir o local onde você mora sem estresse? Então confira as nossas 5 dicas de segurança para quem mora em apartamento!

1. Incentive atitudes que melhorem a segurança

Algumas atitudes podem prevenir os episódios de violência nos condomínios. Confira algumas delas e incentive seus vizinhos a também colocá-las em prática:

  • seleção e treinamento cuidadosos dos funcionários que trabalharão na sua casa e no prédio;

  • identificação dos prestadores de serviço e comunicação imediata de alguma atitude suspeita à segurança;

  • exigência e supervisão da prática das medidas de segurança por parte dos funcionários, como a identificação e a permissão da entrada somente de pessoas autorizadas;

  • orientação das crianças para que não autorizarem, pelo interfone, a entrada de pessoas desconhecidas e não permitidas;

  • recomendação para que moradores recebam encomendas na portaria, no caso delas serem portadas por entregadores;

  • promoção de reuniões periódicas para discutir e reforçar as normas de segurança do condomínio.

2. Potencialize a segurança externa

Muitas vezes, os moradores são abordados durante a entrada ou a saída do prédio. Por isso, alguns cuidados devem ser observados nessas ocasiões. Acompanhe alguns deles:

  • garantia de uma boa visibilidade das entradas de carros e pedestres, evitando a colocação de elementos como árvores e ornamentos que possam ser usadas como esconderijo;

  • disponibilização de iluminação eficiente nas entradas da garagem e da portaria;

  • instalação de guaritas de vigilância que possam ser visualizadas pelos transeuntes;

  • adoção de códigos ou sinais para informar porteiros ou seguranças no caso de alguma ocorrência suspeita durante a entrada dos moradores.

3. Aposte em dispositivos de segurança

Além das atitudes citadas, é aconselhável a incorporação de itens para potencializar a segurança. Esses equipamentos podem ser instalados nas áreas externas, nos espaços comuns internos do condomínio, e também em estruturas como portas e janelas dos apartamentos.

Conheça alguns desses dispositivos capazes de oferecer segurança e tranquilidade aos mais variados ambientes.

Controles de acesso

Os controles de acesso são ferramentas essenciais para controlar a entrada de pessoas em todas as áreas do condomínio. Com eles, fica mais fácil monitorar também os locais de acesso restrito.

Podem ser escolhidos entre opções variadas, tais como interfone, cartão magnético, catracas, leitura biométrica, entre outros. É uma tecnologia de ponta que veio para incrementar a segurança em diversos ambientes.

Alarmes

Funcionam com a integração de diversos tipos de aparelhos e sensores de presença e movimento. Devem ser instalados em locais estratégicos, a fim de cobrir o maior espaço possível.

Os alarmes devem ser programados para dispararem de acordo com a demanda do local, e é aconselhável que sejam acompanhados por uma central de monitoramento.

4. Mostre que o prédio está bem protegido

A divulgação de que o prédio conta com sistemas de segurança ajuda a afastar possíveis invasores. Ao perceberem as barreiras que encontrarão, certamente, os bandidos vão em busca de alvos mais fáceis. Dito isso, é muito importante a colocação de avisos informando sobre todos os itens de segurança implementados no local.

5. Proteja o seu apartamento

Algumas medidas podem garantir ainda mais proteção para toda sua família. O investimento em fechaduras eletrônicas e alarmes com sensores em portas e janelas são exemplos disso.

As portas devem estar sempre trancadas e, antes de entrar, o morador deve se certificar de que está tudo bem. Ao subir, se houver algum suspeito no elevador, desça em outro andar e se comunique com a segurança ou com o porteiro.

Enfim, ao eleger um bom sistema de segurança, o condomínio investe na paz e na qualidade de vida de todos. Afinal, saber que você e sua família estão constantemente protegidos não tem preço!

Gostou de conhecer as medidas de segurança para quem mora em apartamento? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude os amigos a ficarem por dentro do assunto!

Menu