Dicas de segurança

Como mudar de casa com segurança?

Levar os pertences de uma casa a outra com a certeza de que tudo vai chegar sem problemas: essa é a exigência de qualquer pessoa que passa por uma mudança. Para garantir que você vai mudar de casa com segurança, vale a pena analisar as informações apresentadas neste texto.

Quando falamos em segurança, não estamos nos referindo somente à integridade dos objetos, mas também à qualidade dos serviços que serão contratados e à atenção necessária durante os processos de empacotamento, carregamento e transporte, evitando que ocorram danos ou extravio de itens.

Veja a seguir quais são os principais cuidados a tomar desde o planejamento da mudança até a chegada dos objetos à nova residência!

Planejamento da mudança

É essencial verificar o melhor dia e horário para se mudar. Se a nova casa ou apartamento for em um condomínio fechado, informe-se sobre o horário no qual se pode circular com móveis e caixas. Se a casa fica em uma rua comum, há mais flexibilidade de horário.

Em caso de condomínios, tente se mudar em um dia que não haverá outra mudança, assim, o elevador do prédio ou a entrada não estarão “congestionados” e o processo será bem mais rápido. É importante, também, garantir que o transporte contratado possa se aproximar o máximo possível do local, para que o descarregamento seja mais rápido e fácil.

Cuidados prévios

Alguns objetos da casa podem ser encaixotados com bastante antecedência, como enfeites ou livros. Os que são usados cotidianamente devem ser empacotados um dia antes ou no próprio dia da mudança.

No que diz respeito a alimentos frescos, produtos de beleza e higiene, tente consumi-los integralmente antes de se mudar. Como eles podem estragar, o ideal é não carregar nada desse tipo. Assim que chegar na nova casa, você pode ir ao mercado adquirir os produtos que sejam mais urgentes.

Não se esqueça que a geladeira e o freezer devem estar descongelados. Faça isso um dia antes para que dê tempo de secarem, assim não correm o risco de mofarem durante o transporte.

E por falar em transporte, faça um orçamento com várias empresas ou particulares. Geralmente será necessária uma visita prévia a sua casa para verificar a quantidade de móveis e caixas que serão carregadas, além de uma visita ao local de destino, para ver se há alguma dificuldade com a mudança.

Apartamentos podem exigir içamento de móveis, por exemplo; ou então, se for uma mudança a outra cidade, e na estrada houver viadutos baixos, a altura do caminhão contratado precisará ser adequada a esse obstáculo.

Transporte de confiança

Já que foi mencionado o transporte, é importante saber que há diferenças entre contratar um frete particular e uma transportadora. Geralmente, o particular limita-se a carregar os objetos até o veículo, transportá-los e descarregá-los no destino final.

Já as transportadoras oferecem um atendimento mais completo: desde a desmontagem dos móveis; passando pelo fornecimento de caixas e outros materiais para empacotar os itens; o próprio empacotamento; o transporte de tudo; até a remontagem dos móveis no local. Contar com todos esses serviços é um alívio, mas é claro que o preço também será mais alto.

Mas, independentemente da escolha entre frete particular ou transportadora, é preciso ter certos cuidados:

  • verifique a reputação do serviço por meio de indicação de outras pessoas ou pesquisando em sites como Procon e Reclame Aqui;
  • faça um contrato formal que descreva, em detalhe, todos os serviços que serão prestados e o valor combinado;
  • atente-se às condições de pagamento para não cair em uma fraude (pagar o valor integral adiantado não costuma ser uma prática do mercado).

Quanto ao preço do transporte, vários fatores podem determiná-lo: distância entre as casas, horário da mudança, tamanho e quantidade de caminhões; serviços incluídos (se é só transporte, ou se você vai querer que também empacotem, desmontem e remontem móveis, etc.); além da quantidade de funcionários para o serviço.

Empacotamento dos itens

Se contratar uma transportadora, você deve fiscalizar se tudo está sendo manuseado e guardado com cuidado. Essas empresas costumam ter materiais e metodologias eficientes para guardar os objetos com segurança e rapidez, além de setorizarem as caixas por cômodos, facilitando o posterior desempacotamento.

Caso você e sua família fiquem responsáveis por guardar tudo, prefira usar caixas pequenas ou médias, que não pesarão tanto, do que encher caixas grandes. Nas grandes, guarde objetos maiores, mas que sejam leves, como travesseiros e almofadas. Assim fica mais fácil na hora de carregar tudo até o veículo do frete.

Os objetos frágeis podem ser enrolados em tecidos ou plástico bolha, e as caixas devem ser identificadas com “cuidado, vidro!” ou “cuidado, frágil”, assim, quem as carregar ou descarregar terá mais atenção.

Uma boa ideia na hora de empacotar é fazer kits com elementos corriqueiros, para, assim que chegar na nova casa, tê-los facilmente em mãos. Portanto, monte uma caixa com papel higiênico, talheres, pratos, uma ou duas panelas, copos, xícaras, pano de prato, pano de chão e tudo mais que precise encontrar com facilidade logo que chegar na nova residência.

Roupas e sapatos podem ser carregados em malas, assim você não terá problemas para se vestir enquanto a casa nova ainda não estiver organizada.

Objetos de valor e perigosos

Seus itens pessoais caros, como joias ou obras de artes, e também os documentos não devem ser enviados no transporte contratado. Leve-os com você, no seu carro particular.

Por mais que existam seguros específicos para mudanças (que podem ser contratados a parte ou que são oferecidos pelas transportadoras) esses seguros não cobrem perdas ou danos a objetos de valor.

O transporte de alguns itens é considerado perigoso e pode até ser proibido caso você contrate uma transportadora. Botijões de gás, por exemplo, são aceitos por algumas desde que estejam vazios. Armas de fogo devem ser levadas com o proprietário que tenha o porte autorizado.

Desmontagem dos móveis

É vantajoso desmontar os seus móveis para fazer a mudança, pois assim eles ocupam menos espaço e você gasta menos (o preço fica mais baixo quanto menos veículos você utilizar).

Mas, antes de desmontar, é válido saber que não há necessidade de esvaziar as gavetas dos móveis, por exemplo. Conserve o que elas têm dentro, envolva-as com plástico para os itens não caírem e as empilhe no veículo de transporte. Ao chegar no destino, basta ir colocando as gavetas nos móveis correspondentes e os objetos já estarão dentro delas.

Fiscalização e vigilância

No dia da mudança, cuide da entrada e saída das pessoas na casa, e fique sempre de guarda caso os móveis ou caixas precisem ficar do lado de fora a espera do carregamento. Certifique-se de que somente os funcionários contratados e a sua família estejam manipulando as caixas e objetos.

E assegure-se de que tudo está sendo levado aos veículos que realmente farão o transporte. Pessoas mal-intencionadas podem perceber a movimentação da mudança e tentar entrar na casa, ou rondar a área externa, visando furtar seus móveis ou as caixas com seus objetos.

Por fim, acompanhe o veículo de transporte na rota da mudança, para garantir que tudo vai ser levado diretamente ao local de destino. Se o contratante seguir o pessoal responsável pelo serviço, haverá maior precaução por parte deles enquanto executam o trabalho, pois eles sabem que estarão sob vigilância.

Como você viu, mudar de casa com segurança requer cuidados que vão além de simplesmente empacotar direito os seus pertences. Lembrou-se de pontos de atenção na hora da mudança ou tem uma experiência interessante para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

Menu