Dicas de segurançaVídeo verificação - CFTV

CFTV – Benefícios de ter câmeras em sua casa ou empresa

Para você executar um projeto de CFTV completo e que atenda todas as necessidades dos seus clientes é preciso conhecer as tecnologias disponíveis no mercado e como elas podem garantir mais segurança, não é verdade?

Uma dessas tecnologias é a IR ou infrared (infravermelho em português) aplicada a câmeras de monitoramento eletrônico. Esse tipo de câmera de segurança trouxe grandes avanços aos projetos de CFTV, tanto no setor residencial como empresarial.

As câmeras infravermelhas ou IR são as mais vendidas no mercado e também são aquelas que apresentam maior variedade de modelos. Por isso é importante conhecer como funciona essa tecnologia, em que ocasiões devem ser utilizadas e quais os seus benefícios.

Veja como funcionam as câmeras IR, a importância e as vantagens desse modelo para fazer os melhores projetos de segurança eletrônica e garantir a sua satisfação.

Captura de Tela 2019 08 01 às 10.11.51 1

Como funciona uma câmera com a tecnologia IR

Existem vários tipos de radiações eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda e energia. Algumas são visíveis ao olho humano (através das cores), enquanto outras não.

A cor vermelha corresponde a radiação com maior comprimento de onda que pode ser vista pelo ser humano e a cor violeta é a menor. Já os raios infravermelhos são radiações que tem um comprimentos de onda menor do que o vermelho (infra = abaixo).

Ou seja, os raios infravermelhos são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda menor do que os olhos humanos são capazes de enxergar.

As câmeras infravermelhas

Uma câmera IR possui uma placa LED, com emissores de raios infravermelhos e um sensor de iluminação, responsável por medir a quantidade de luz no ambiente.

Quando o sensor de luminosidade detecta uma quantidade de luz no ambiente insuficiente para captação de imagens, um sinal é enviado para a placa LED, que aciona os emissores de luz infravermelha.

A partir daí, o ambiente passa a ter uma radiação infravermelha, que quando chega até um objeto, é refletida e retorna à câmera IR, onde um sensor capta as as informações e forma a imagem.

Dessa forma, o ambiente é filmado em preto e branco, mesmo sem nenhum tipo de luz visível aos olhos humanos.

Para quais ocasiões as câmeras IR são recomendadas?

Uma câmera de segurança com tecnologia IR é destinada para quem precisa realizar monitoramento em locais de baixa luminosidade ou durante a noite. Através dela é possível visualizar objetos e pessoas em um ambiente na ausência total de luz.

Por isso, essas câmeras não são recomendadas para serem utilizadas apenas durante o dia ou em locais onde há luz suficiente para as pessoas transitarem, pois do contrário, o recurso de infravermelho não terá proveito.

Outra informação importante é que, para funcionar perfeitamente, a câmera IR não pode ser instalada voltada para o “vazio”, e sim contra alguma barreira física (como uma parede ou piso).

A importância e as vantagens das câmeras IR para um projeto de CFTV

As câmeras IR possuem uma grande vantagem em relação a câmeras comuns, pelo fato de operarem tanto durante o dia (produzindo vídeos coloridos e de alta resolução) como a noite (mudando a gravação automaticamente para preto e branco).

Durante o período do dia, o raio infravermelho é desativado, não prejudicando na captação nem na qualidade da imagem. À noite, ao escurecer, o sensor de luminosidade detecta a variação da luz e o raio infravermelho é acionado, capturando as imagens em ambientes de boa claridade ou nenhuma claridade.

Dessa forma, essas câmeras são extremamente úteis para monitorar as atividades e acontecimentos de um local durante a noite, auxiliando na segurança de residências e empresas.

Esta é uma tecnologia que sem dúvida ajudará você a fazer os melhores projetos de CFTV, garantindo mais segurança para o seu cliente e a sua satisfação com o seu serviço.

Agora que você conhece os benefícios das câmeras infravermelhas para um projeto de CFTV, entre em contato conosco e veja quais são as melhores opções para sua casa ou empresa.

Um forte abraço e até já!

Menu