Dicas de segurança

5 cuidados que você precisa ter com redes de proteção em apartamentos

As redes de proteção não podem faltar em uma residência segura. Sua maior finalidade é promover a segurança para crianças, adolescentes e animais domésticos, mas seus benefícios não param por aí: as redes também impedem a entrada de animais nocivos — como morcegos e pombos, por exemplo — e protegem contra quedas acidentais de objetos.

Mas engana-se quem acha que basta instalar uma rede e pronto, todos os problemas estão resolvidos. Na verdade, uma rede de proteção necessita de cuidados e manutenção constantes para que sua estrutura permaneça íntegra e não perca a função de proteger.

Neste artigo, vamos mostrar a você alguns fatores que devem ser observados para que esse equipamento se mantenha em condições de uso e ofereça a proteção necessária para toda a família. Acompanhe!

1. Comprove a idoneidade da empresa contratada

Antes de contratar o serviço de instalação de redes de proteção, verifique se a empresa é especializada e idônea. Para isso, busque informações sobre sua reputação no mercado pela internet ou por meio de amigos que já contrataram o serviço. Pesquise também se existem queixas ou problemas com clientes e verifique a opinião de quem já fez negócios com a empresa.

Se possível, faça uma visita à empresa para saber se os funcionários são capacitados para o trabalho e se ela conta com uma estrutura confiável. Por fim, informe-se sobre as manutenções posteriores e tire todas as suas dúvidas antes da contratação.

2. Fique atento à instalação

Alguns aspectos devem ser observados durante a instalação, principalmente se houve tensionamento em excesso da rede. Além de acarretar o desgaste da estrutura, isso exigirá muitos pontos de fixação, fazendo com que ganchos fiquem expostos em áreas úteis e de contato com a parede.

Contudo, devem ser observados os dois extremos. Assim como a tensão em excesso prejudica o resultado final da instalação, a pouca tensão também pode ser um problema de segurança, uma vez que a folga a torna muito mais vulnerável.

A colocação de redes em apartamento ocorre da seguinte forma: em primeiro lugar, deve-se furar a parede para a colocação dos ganchos. Em seguida, colocam-se os ganchos e a rede é presa neles. Lembrando que os ganchos devem entrar totalmente na parede, garantindo assim a segurança necessária.

3. Avalie o material utilizado

Avaliar o material que será utilizado no serviço é de extrema importância. De início, as telas devem ser feitas de um tipo de material entrelaçado, o que confere mais resistência e dificulta o corte. Os ganchos, por sua vez, de aço inox, para não enferrujarem.

É essencial, também, que se observe se o material está em conformidade com as determinações da ABNT NBR 16046:2012 (exclusiva para redes de proteção na posição vertical em edificações), garantindo que o produto atende aos requisitos de segurança exigidos.

4. Faça manutenção

Muita gente pensa que rede de proteção não precisa de manutenção. A vida útil desse equipamento é de cerca de 3 anos. No entanto, antes desse período, podem ser feitas algumas verificações a título de segurança.

Para verificar se a rede ainda está em boas condições, force-a com as mãos para saber se os ganchos ainda mantêm suas funções de se fixarem na parede ou, mesmo, se a rede se rompe. Qualquer indício de fragilidade, busque o representante e faça a devida manutenção ou troca, se for o caso.

5. Cerque-se de cuidados no dia a dia

Verifique as redes de seu apartamento com frequência. Observe, a seguir, o que deve ser conferido:

  • a existência de alguma rede rompida;
  • as conexões da rede com os ganchos devem estar em perfeitas condições;
  • repare se há folga nos ganchos.

Se notar essas anormalidades, requisite uma empresa especializada para fazer os reparos ou trocar a instalação.

Na limpeza, evite produtos abrasivos como água sanitária e cloro. Use sabão neutro para a devida higienização.

O ideal é que esse acessório de segurança seja instalado assim que a criança comece a engatinhar e se prolongue até que ela complete 12 anos. Já no caso de haver animais domésticos em casa, seu uso deve ser continuado.

Gostou de saber os cuidados que se deve ter com as redes de proteção? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude os amigos a preservar esse acessório de segurança tão importante!

Menu