Dicas de segurança

4 maneiras de evitar quedas de idosos em casa

Graças ao constante aumento da expectativa de vida no país, não é difícil encontrar lares em que moram pessoas que estão na terceira idade.

Contudo, nem todas essas residências estão devidamente adequadas aos mais velhos, que muitas vezes reflexos, locomoção e visão comprometidos. Como resultado, as quedas de idosos em casa acabam se tornando mais frequentes.

Isso afeta não apenas a integridade física, mas também o bem-estar dos mais velhos. Foi para ajudar você a ficar atento a esses riscos que reunimos 4 dicas práticas para evitar esse tipo de problema e, principalmente, as chances de acidente. Confira!

1. Use armários fixos e de fácil acesso

A primeira dica para evitar quedas de idosos em casa é bem simples: esteja atento aos armários. Isso porque aqueles que não são fixados na parede podem se deslocar do lugar onde estão caso o idoso se apoie nele para se levantar ou mesmo caminhar. Com isso, podem ocorrer incidentes que coloquem a integridade física dele em risco.

Outro ponto importante é ter toda a mobília suspensa a uma altura média de 1,50 m, a fim de que todos os moradores possam alcançá-la com facilidade. Caso contrário, os mais velhos podem se desequilibrar e cair ao tentar guardar ou retirar algo dela.

2. Evite tapetes móveis no seu lar

Tapetes são corriqueiramente usados em muitas casas por serem peças que integram a decoração local. Contudo, o que parece algo banal e comum pode se tornar um sério problema para sua família, e o motivo para isso é muito simples: tapetes são móveis.

Eles podem deslizar pelo chão, criar pontos de desníveis e até enroscar em calçados. E o perigo se agrava quando o piso da sua casa é de cerâmica ou porcelanato — revestimentos que são mais lisos. Por isso, retire-os de todos os cômodos, especialmente de cozinhas e banheiros, para evitar acidentes.

3. Utilize fitas antiderrapantes para evitar quedas de idosos em casa

Escadas costumam ser áreas de grande atenção em uma residência quando há crianças e idosos morando nela. Afinal, o corrimão nem sempre é suficiente para evitar deslizes ou a falta de equilíbrio quando um familiar seu estiver descendo os degraus.

Por essa razão, é fundamental aplicar sobre eles uma fita adesiva antiderrapante. Dessa forma, o piso liso é coberto por uma superfície texturizada que diminui as chances de queda, deixando a escada mais segura.

Além disso, as fitas também podem ser utilizadas em rampas ou subidas inclinadas presentes em varandas, quintais e ambientes internos.

4. Invista em automação residencial

Por fim, invista em automação residencial para facilitar a rotina de quem está na terceira idade. Assim, em vez do idoso precisar ligar manualmente cada aparelho do seu lar — o que muitas vezes demanda uma familiaridade com novas tecnologias que algumas pessoas mais velhas não têm —, ele pode ativar todos os eletrônicos do ambiente com um simples toque.

Além dessa facilidade, evita-se que ele necessite andar de um ponto ao outro do recinto quando possui problemas de locomoção ou coordenação motora, por exemplo, o que o torna mais vulnerável a esbarrões contra o mobiliário ou perda de equilíbrio.

Seguindo as dicas que apresentamos ao longo deste texto, você poderá evitar de maneira contínua e muito mais eficiente as possíveis quedas de idosos em casa. Portanto, anote todas elas e coloque-as em prática já!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e família a viverem com mais segurança!

Menu